No Dia Mundial sem Tabaco, artigo do Dr. Marcel Coloma no O Globo: Os efeitos do cigarro num atleta

31 maio

Quantas vezes você vê atletas de elite fumando? Com certeza raramente. Isso porque pessoas ligadas ao esporte cuidam muito bem de sua saúde e da parte física e a maioria dos atletas sabe os malefícios que o cigarro pode causa na sua performance. Além disso, atletas profissionais são exemplos para muitas pessoas, especialmente crianças, não devendo estimular a prática de hábitos prejudiciais.

É menos frequente que fumantes participem de esportes e atividade física. Quando fumantes praticam esportes, as substâncias do cigarro reduzem sua capacidade no desempenho. Fumantes podem perder até metade do seu ganho físico com treinamento devido ao efeito nocivo do cigarro.

As substâncias que realmente prejudicam a performance do atleta são o monóxido de carbono, nicotina e alcatrão.

Monóxido de carbono causa:
– Inchaço nas vias aéreas, que restringe a quantidade de ar que se move para dentro e fora dos pulmões. Isso resulta em menos ar chegando aos pulmões e consequentemente menos oxigênio carregado para o sangue e músculos;
– Redução do transporte de oxigênio para todas as células do corpo, já que o monóxido de carbono se liga ao mesmo local do oxigênio a ser transportado. Isso faz com que o coração trabalhe mais;
– Redução na capacidade dos músculos em receber oxigênio. Isso faz com que os músculos não funcionem tão bem quanto deveriam, reduzindo o desempenho do atleta;
– Piora a visão, percepção do tempo e coordenação.

Nicotina causa:
– Aumento da frequência cardíaca, o que significa que o coração do fumante tem que trabalhar mais para produzir o mesmo efeito do coração de um não fumante. Vale lembrar que atletas têm frequência cardíaca reduzida;
– Constricção dos vasos sanguíneos, levando à redução do fluxo sanguíneo e aumento da pressão arterial.

Alcatrão causa:
– Redução da elasticidade dos pulmões, resultando em menos ar a ser inspirado e expirado.

Durante o exercício, fumantes:

– Chegam mais rapidamente à exaustão, com respiração mais curta;
– Tem redução do desempenho;
– Reagem mais lentamente aos estímulos;
– Têm pior julgamento visual.

Benefícios aos atletas em parar de fumar:

– Em 20 minutos a pressão sanguínea diminui e a frequência cardíaca volta ao normal;
– Após 2 horas não há mais nicotina circulando;
– Após 8 horas o nível de oxigênio e monóxido de carbono se aproximam do normal;
– Após 24 horas os pulmões já funcionam melhor, eliminando o muco e os resíduos da fumaça;
– Após 2 dias ocorre melhora no olfato e paladar;
– Após 3 semanas a respiração e circulação melhoram, a fadiga e a falta de ar diminuem.

Marcel Coloma é cardiologista.

 

Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/pulso/
Victor Costa 31.5.2013 16h23m

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